top of page
https___raptorsrapture.com_wp-content_uploads_getty-images_2021_04_1304443369.jpeg

Coluna Vozes do Will
Com Wilton Paiva

Rosas e a montagem de elenco pensando em Finch, a segunda melhor notícia do Wolves nessa última temporada.

A gora que a temporada terminou já ficou evidente que o Finch foi uma boa escolha, mas como disse no podcast em maio, Rosas montou a equipe para ele, de certa forma Finch foi um dos responsáveis pela melhora de pelo menos 3 all stars e 2 outros titulares e o Wolves proporciona um elenco em que Finch pode repetir a dose com jogadores de características semelhantes.

Sua primeira experiência na liga foi com Rosas em Houston, após o sucesso na G-League, sua função foi lapidar a forma defensiva de um time capenga em que Harden era conhecido pela falta de empenho no lado defensivo da quadra, e foi com Finch que Harden teve uma melhora absurda nesse quesito o que gerou uma “promoção” em outra equipe da NBA.

Finch teve sua segunda experiência na NBA como auxiliar ofensivo em Denver, sua função foi focar na melhoria de um jogador especifico, Nikola Jokic, que não por acaso terminou em segundo, na corrida para ser o MIP da temporada ( Most improved Player) atrás apenas do Ex- magro Giannis Antetuokuompo.

Sob os treinamentos de Finch, Jokic passou a explorar mais os fundamentos basquete europeu, abandonou a maneira de jogar plantada no garrafão e passou a jogar mais coletivamente em um jogo marcado por assistências e screens, aproveitando seu bom chute no mismatch gerado pelo pick n roll e a maneira não usual de um pivô participar tanto da armação da equipe.

Em 2018 Finch foi contratado para ajudar na última tentativa de segurar uma estrela que não decolava e precisava se provar após sucessivas varridas nos playoffs, e foi assim que Finch ficou como responsável pelo desenvolvimento de Anthony Davis, e a melhoria foi absurda, Davis recebeu o MIP, evoluiu nos dois lados da quadra, passou a executar muito mais uma função de ala ( até pela chegada de Demarcus Cousins) e naquele mesmo ano varreram Portland nos playoffs, Finch ficou mais dois anos em New Orleans  e mudou não só a forma de Davis de jogar como também a de Brandon Ingram que um ano depois também ganhou o MIP após ser jogado na rua como peso de porta pelos Lakers.

A última experiência de Finch antes do wolves foi se juntar aos Raptors  e o impacto positivo de Finch pode ser sentido na evolução de Chris Boucher que estava no top 3 candidatos a ser o MIP dessa temporada, basta ver como Boucher passou de bust a  possível all star talent para ver as marcas do bom trabalho de Finch.

Esse Resumo de Finch na liga serve para nos mostrar algumas coisas, uma é a de que por onde passa ele lapida jogadores a tal ponto de que todos os times passam a ter o candidato a MIP, ponto dois, ele trabalhou com 3 das principais estrelas jovens ( na época) e as desenvolveu como ninguém antes, ponto 3 isso independe da posição, ele sabe extrair o que o jogador tem de melhor.

Olhando para nosso time não é difícil encontrar algumas comparações com os jogadores que Finch orientou. AD e Jokic são obviamente KAT. Harden é provavelmente uma combinação de Anthony Edwards e D’Angelo Russell. Jarred Vanderbilt é talvez um Chris Boucher do segundo ano. O mais importante para mim, porém, é que Brandon Ingram foi uma das principais comparações ofensivas para o teto do talento de Jaden McDaniels desde o Dia 1 e se ele conseguiu evoluir um cara “desinteressado” pelo jogo como Ingram, imagina o que pode fazer com Mcdaniels.

Honestamente, é como se esse elenco tivesse sido construído para Finch treiná-la. Quase todas as transações que Rosas fez parecem apontar para as crenças centrais de Finch como treinador: ritmo, espaço, comprimento, versatilidade. Com um elenco jovem e promissor e um treinador que sabe melhorar os talentos é como se Rosas tivesse escolhido primeiro montar a estrutura certa e depois permitisse que os jogadores jogassem livremente dentro dessa estrutura e já pudemos ver pelos 2/3 meses que o time melhorou muito e o foco agora deverá ser desenvolver esses talentos ,principalmente no lado defensivo, e se Finch conseguir fazer parte do que já fez com os All Star que já treinou, esse Timberwolves brigará por uma posição direta nos playoffs nessa próxima temporada.

Saludos de mi parte.

Wilton Paiva

o retardado que perde tempo escrevendo sobre o Wolves, sobre o Wolves bicho...

  • Instagram - White Circle
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Instagram

Siga-nos

Twitter

Siga-nos

Facebook

Torne-se um fã

YouTube

Inscreva-se

© 2021 CONEXÃO LOBBOS

bottom of page